fbpx

Whatsapp (45) 99968-4217

previdenciario@bogoadvocacia.com.br

Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

BLOG 5

Como tornar o meu processo de aposentadoria mais rápido e vantajoso?

O momento de finalmente se aposentar é um dos mais aguardados pelos segurados do INSS, visto que foram incontáveis anos de dedicação profissional para poder desfrutar de um merecido descanso.

No entanto, não raras vezes, o que era para ser um sonho do segurado acaba se tornando um pesadelo e gerando uma bela dor de cabeça e muita ansiedade. Isso ocorre, normalmente, por falta de planejamento previdenciário.

Isso mesmo, assim como tantas outras questões importantes, a aposentadoria também precisa ser planejada, afinal de contas, é para o resto da vida. Para tanto, é interessante começar a se planejar com certa antecedência, para não correr o risco de protocolar o pedido de aposentadoria com documentação faltante, tendo que lidar com todo o estresse de providenciar esses documentos em pouco tempo.

Se atente a documentação juntada!

Nesse cenário, um ponto muito relevante é se atentar a documentação necessária para comprovar a qualidade de segurado e os requisitos para a modalidade de aposentadoria pretendida. Não pense que essa etapa é a mais fácil, pois a depender da modalidade pode ser bem trabalhoso.

Além dos documentos pessoais essenciais para todos os segurados que realizam o pedido de algum benefício previdenciário, como a carteira de trabalho, é preciso considerar os documentos de cada modalidade de aposentadoria, como, por exemplo, o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, essencial para a aposentadoria especial.

Invista em um planejamento previdenciário.

Que existe mais de uma modalidade de aposentadoria todo mundo sabe, mas a melhor opção de acordo com o perfil do segurado pode ser uma incógnita. É preciso considerar que cada trabalhador possui uma história de trabalho muito peculiar, trabalhou em atividades diferentes, por períodos diferentes e tudo isso poderá influenciar no momento de se aposentar.

Nesse cenário, a dica de ouro é realizar um bom planejamento previdenciário, que será capaz de dizer o melhor momento para requerer a aposentadoria e qual a modalidade mais indicada de acordo com a peculiaridades de cada segurado.

Pode parecer um tanto quanto desnecessário, mas essa etapa pode ser o diferencial para uma aposentadoria realmente boa para o trabalhador. Às vezes trabalhar um pouquinho mais ou correr atrás para comprovar aquela atividade especial de poucos meses pode valer muito a pena.

Analise todas as opções.

Realizado o planejamento previdenciário em questão, não deixe de analisar todos os pontos identificados como positivos e negativos e todas as modalidades possíveis para seu perfil profissional.

Se trabalhar por mais alguns anos pode significar um valor maior a ser recebido a título de aposentadoria, analise com cuidado essa opção, não descarte as possibilidades logo de cara.

Se estiver demorando muito, a solução pode ser uma ação judicial.

Se mesmo tomando todos os cuidados e se planejando adequadamente a análise do benefício demorar mais que o normal, não hesite em buscar um profissional qualificado do ramo previdenciário para analisar sua questão. Pode ser o caso do ajuizamento de um mandado de segurança, visando dar agilidade ao processo de aposentadoria.

Mas fique atento, não é qualquer atraso que justifica o ajuizamento de uma ação judicial, cada caso deve ser analisado individualmente.

Contato

Email: previdenciario@bogoadvocacia.com.br
Telefone: (45) 3240-1802 | (45) 99934-4208
Horário de funcionamento: 08:00 às 12:00 e 13:30
às 18:00 de segunda à sexta-feira.

Medianeira - PR

Av. Rio Grande do Sul, 2183, Centro, Medianeira – PR. CEP: 85884-000

Foz do Iguaçu - PR

Rua Antônio Raposo, 716, Centro, Foz do Iguaçu – PR.

© 2020 Bogo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.