fbpx

Whatsapp (45) 99968-4217

previdenciario@bogoadvocacia.com.br

Notícias

Confira as notícias que preparamos para você

021

Como converter auxílio-doença em aposentadoria por invalidez?

Em regra, o empregado tem direito a auxílio-doença a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Em outros casos, esta contagem será a partir da data do início da incapacidade para o trabalho e enquanto durar a incapacidade.

Esse benefício poderá ser pago por um período superior a 2 anos sem a necessidade de conversão ou transformação automática em aposentadoria por invalidez. A conversão só acontece se o perito do INSS constatar a incapacidade do retorno ao trabalho.

O problema é que segurados do INSS chegam a receber o auxílio-doença por vários anos sem o benefício ser convertido em aposentadoria por invalidez. Por isso é necessário entrar com ação judicial solicitando a conversão.

Assim, o beneficiário é reavaliado por um especialista que pode identificar a incapacidade permanente para o possível retorno à função.

Para requerer a aposentadoria por invalidez, basta agendar a perícia médica. Nela, pode ser constatada a necessidade de auxílio-doença ou de incapacidade total para o trabalho.

Caso a perícia do INSS não atenda adequadamente às necessidades do segurado, é necessário recorrer administrativamente e juridicamente para poder ser submetido a um especialista que possa identificar adequadamente a incapacidade do trabalhador.

Contato

Email: previdenciario@bogoadvocacia.com.br
Telefone: (45) 3240-1802 | (45) 99934-4208
Horário de funcionamento: 08:00 às 12:00 e 13:30
às 18:00 de segunda à sexta-feira.

Medianeira - PR

Av. Rio Grande do Sul, 2183, Centro, Medianeira – PR. CEP: 85884-000

Foz do Iguaçu - PR

Rua Antônio Raposo, 716, Centro, Foz do Iguaçu – PR.

© 2020 Bogo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por 3MIND.